As crises econômicas de 2016 e a atual frearam o consumo e refletiram também na venda de veículos. O resultado foi um crescimento cada vez mais tímido na frota de veículos em circulação em Santa Maria. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam que Santa Maria fechou 2020 com uma frota total de 166.177 veículos, numa alta de apenas 1,7% sobre as 163.351 unidades em circulação ao final de 2019. Porém, na comparação com 2001, que são os dados mais antigos disponíveis, quando a cidade tinha 73,8 mil veículos, o crescimento acumulado chega a 125%. Ou seja, a frota mais do que dobrou em 19 anos, com a cidade ganhando 92,3 mil a mais desde 2001. Se pudesse enfileirar todos esses 92,3 mil automóveis, motos e caminhões, daria uma fila de aproximadamente 370 km. Já se colocassem todos os 166 mil veículos de Santa Maria em fila, ela teria 670 km de extensão.
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Os maiores crescimentos da frota ocorreram mesmo durante o governo Lula, quando a economia ia bem, impulsionada por vários fatores, mas principalmente pelo bom momento das commodities (minérios e grãos) exportados para a China. Também devido à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), dada para incentivar as vendas e amenizar a crise econômica de 2008 e 2009.
Dados de 2013, por tipo de veículo, apontam que as caminhonetes e utilitários foram os que mais cresceram nos últimos 7 anos na cidade, com alta de 53,2%. Depois, vêm reboques (45,5%), automóveis (21,6%) e motos (11,5%). Todos esses números revelam por que foram necessárias tantas duplicações no entorno da cidade e por que cresceram os congestionamentos na área central.
Por tipo de veículo, a evolução da frota nos últimos 7 anos
2013 | 2020 | Variação | |
Automóveis | 82.266 | 100.034 | 21,6% |
Motos | 26.495 | 29.561 | 11,5% |
Caminhonete e utilitários | 15.327 | 23.493 | 53,2% |
Reboques | 4.389 | 6.386 | 45,5% |
Caminhões | 4.227 | 4.798 | 13,5% |
Ônibus e micro-ônibus | 1.353 | 1.473 | 8,8% |
Trator | 197 | 229 | 16,2% |